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Atrelagem

A participação de parelhas nas provas vem aumentando. Na foto, Alexandre Souza que conduz Comanche e Crispin, sufixo Interagro, na prova de Adestramento (Foto Interagro Lusitano)

Esporte equestre ainda em desenvolvimento no Brasil, a Atrelagem é uma espécie de “triatlon” onde o objetivo é mostrar a versatilidade do condutor na condução de um ou mais cavalos atrelados a um “carro” (carruagem, trole etc).

De origem grega, a Atrelagem se transformou em uma tradição na Europa, devendo-se seu desenvolvimento aos romanos, que antes mesmo da Era Cristã já faziam uso de carruagens leves puxadas por até quatro cavalos. Foram eles que aprimoraram as corridas gregas, instituindo as disputas de bigas e quadrigas, conforme o número de animais que eram atrelados lado a lado. A partir da Idade Média, com o declínio do Império Romano, a Atrelagem sofreu revezes, mas ressurgiu no século XIII como meio de transporte, atingindo seu apogeu no século XV, quando a realeza e a aristocracia européia não só usavam largamente as carruagens como meio de transporte como também para a prática de competições.

Com a chegada do automóvel, quem apostou na aposentadoria dos veículos movidos a cavalo se enganou. A Atrelagem ganhou status de modalidade esportiva.

Inspirada no Concurso Completo de Equitação (CCE), a Atrelagem Esportiva caracteriza-se pelos movimentos sincronizados e ritmados dos animais, pela beleza plástica do conjunto, elegância dos arreios e dos trajes dos condutores, e também pela habilidade e destreza na condução dos cavalos.

Em 1970, quando competições já eram praticadas em mais de 20 países da Europa e América do Norte, a Atrelagem foi reconhecida como esporte pela Federação Equestre Internacional (FEI). A entidade máxima mundial do hipismo passou a promover o Concurso Completo composto por três provas: Adestramento, Maratona e Maneabilidade (cones). Separadas em categorias por idade e porte físico dos animais, as provas são divididas pelas categorias de um animal (Single), dois (parelhas) e quatro animais (four-in-hand ou quadras).

Os movimentos sincronizados e ritmados - sempre no andamento trotado, a elegância dos trajes e dos carros, a beleza plástica dos animais e a destreza dos condutores fazem da Atrelagem uma paixão por quem, no mundo inteiro, preserva a elegância e o charme de um tempo que não volta mais.

A Atrelagem no Brasil

No Brasil, animais atrelados se limitavam a passeios e demonstrações em eventos equestres, exposições agropecuárias, romarias até início da década de 2000. Dos pesos-pesados Bretão, Percheron, Clydesdale aos animais de sela como o Puro Sangue Lusitano, Haglinger, Pôneis e American Troter, entre outras raças. No final de 2009, dois fatores contribuíram para a evolução deste cenário: a Atrelagem passou a fazer parte dos esportes regidos pela Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), e a criação da Associação Brasileira de Atrelagem (Abrat).

Com adoção dos regulamentos da Federação Equestre Internacional (FEI), e a realização de clínicas e cursos com nomes de destaque internacional, a Atrelagem passou a atrair criadores de várias raças para o esporte.

Em 2011, foi realizado o primeiro Campeonato Brasileiro de Atrelagem, aberto a todas as raças, e o primeiro ranking da CBH.

As provas de Atrelagem

Uma competição de Atrelagem é dividida em diferentes provas, e três delas realizadas juntas dá ao evento o status de Concurso Completo: Adestramento, Maneabilidade e Maratona.

O Brasil ainda não promoveu um Concurso Completo -, mas vem promovendo nas etapas do Campeonato Brasileiro e em eventos extras até duas das provas (Adestramento e Maneabilidade) e Mini-Maratona. A Maneabilidade, também conhecida como prova de cones, é a prova mais realizada no País.

Maneabilidade - tem por objetivo testar o preparo, a obediência e agilidade dos cavalos, e a habilidade e competência dos condutores dentro de um percurso de obstáculos. O percurso comporta círculos, serpentina e obstáculos combinados, totalizando ao menos 12 passagens, com um espaçamento excedente de 30 cm em relação à espessura do veículo (40 cm para as atrelagens a 4 cavalos). A velocidade concedida é de 200m/minuto. O Derby é uma prova semelhante à Maneabilidade, com menos obstáculos, mas que se caracteriza pela alta velocidade. As duas provas têm um percurso com passagens entre obstáculos, com uma velocidade a ser cronometrada, e com penalidades por erros e faltas que viram pontos ou segundos acrescidos no tempo do percurso. Ambas testam a destreza e habilidade do condutor, e a obediência e treinamento do animal.

Adestramento – a prova tem como objetivo julgar a liberdade, a regularidade dos andamentos, a harmonia, a impulsão, a elasticidade, a leveza, a facilidade e a correta curvatura dos cavalos nos movimentos.

Maratona - o objetivo da prova é testar a condição física, a resistência e o treinamento dos cavalos, assim como a habilidade de condução, o sentido dos andamentos e o conhecimento equestre do concorrente.

Na Atrelagem, não existe limite de idade para condutores e grooms, o auxiliar do condutor e que fica em pé atrás do “carro” – troles e/ou carruagem – fazendo o contrapeso e dando equilíbrio.

Apesar de ser um esporte embrionário no Brasil, a Atrelagem já conta com participação de animais das raças Puro Sangue Lusitano, Pôneis, Morgan, Haflinger, Bretão, Percheron, Crioulo, Welsh Cobs, Mangalarga Marchador, Brasileiro de Hipismo, Clydesdale e Piquira.

A evolução técnica dos conjuntos tem sido constante, fato atribuído ao aprimoramento dos treinamentos, clínicas, número de provas, seleção e preparação dos animais, importação de carros e arreios da Europa e o gradual aumento da produção destes equipamentos no Brasil. No entanto, ainda falta mão de obra especializada para treinamento de condutores e cavalos.

O Lusitano e a Atrelagem

O Puro Sangue Lusitano tem na Atrelagem uma tradição milenar. No Brasil, a Fazenda Interagro, de Itapira (SP), foi o criatório pioneiro da raça a investir na modalidade. Desde 1998, a Interagro vem desenvolvendo linhagens próprias, preparação e treinamento, primeiro individualmente e posteriormente em parelhas e quadras. A Interagro também importou os primeiros “carros” para a prática do esporte no Brasil (Marathon para provas com obstáculos; Fun-Line para passeio e competições menos especializadas, e Phaeton para passeio e provas de Adestramento). O criatório também foi pioneiro a preparar condutores.

Outra importante contribuição para a evolução das provas de Atrelagem no Brasil tem sido do Haras do Sonho, de Boituva (SP), que também se dedica a seleção do cavalo Lusitano. No Haras do Sonho é realizado anualmente a Copa Legendário que abre oficialmente o Campeonato Brasileiro de Atrelagem da CBH.

Atualmente, outros criatórios do PSL vem treinando e selecionado seus animais, e a raça tem uma significativa representatividade no Campeonato Brasileiro de Atrelagem, competição regida pela Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) com organização técnica da Associação Brasileira de Atrelagem (Abrat).

Também foi com um Puro Sangue Lusitano que o Brasil fez sua estréia em um Campeonato Mundial de Atrelagem, categoria Single, em Portugal, em 2012. O País foi representado por Ana Carolina Borja que montou Aonzo AR, selecionado na Coudelaria de Alter Real. Sua groom foi Ana Patrícia Figueiredo.